Curso Grátis de Operador de Caixa

Curso Grátis de Operador de Caixa: Este curso grátis tem como objetivo mostrar as principais atividades desta profissão.

Tópicos do Curso de Operador de Caixa

Caixa de Supermercado
  • Introdução
  • Local de Trabalho 
  • Apresentação e Postura Profissional 
  • Tipos de Compra 
  • Formas de Pagamento 
  • Funcionamento do Caixa 
  • Certificado

 

INTRODUÇÃO

O operador de caixa é o último contato que o cliente tem dentro de um estabelecimento comercial. Este funcionário é responsável pelo recebimento das compras e dos pagamentos em dinheiro ou cartões.

Várias são as oportunidades para um operador de caixa: supermercados, lojas de conveniência, restaurantes, comércio em geral.

Nesta profissão é muito importante ter atenção, pois lidando com dinheiro todo o tempo, no fim do expediente serão prestadas contas dos produtos que saíram e do dinheiro que entrou. É importante ter conhecimento em matemática, para efetuar contas básicas de adição, subtração, multiplicação e divisão.

Neste curso o aluno receberá noções de operação de caixa, abertura, tipos de pagamentos, até o fechamento do dia.

LOCAL DE TRABALHO


Quando iniciar a jornada de trabalho, o operador vai verificar se o ambiente está limpo e organizado. Deve também atentar-se ao funcionamento dos equipamentos que usará no decorrer do expediente, se a impressora está abastecida com papel e se há troco suficiente para atender os pagamentos dos clientes. Mas sem se esquecer da apresentação pessoal, mantendo-se sempre bem-arrumado.


POSTURA PROFISSIONAL

Outro ponto importante a tratar é a postura profissional. Ser simpático, pontual, evitar usar o celular durante o período que estiver trabalhando, conta muito para boas avaliações que serão feitas pelo superior e pelos clientes.

No atendimento ao cliente, todos os funcionários devem ser habilitados para prestar informações esclarecedoras sobre produtos e serviços prestados. A responsabilidade do operador de caixa é ainda maior, pois os clientes pedirão informações dos preços de diversos produtos, e até de outros serviços que o operador não exerce. É importante ter clareza e, ao não ter certeza da informação que deve fornecer indicar quem possa fazer isso.

COMPRAS

Praticamente todos os estabelecimentos comerciais possuem operador de caixa. Em alguns deles os clientes tem seu consumo registrado em comandas, como nos restaurantes e lanchonetes. As comandas podem ser de papel ou cartões eletrônicos, e é através delas que o operador vê os itens consumidos e cobra o valor devido.

Já nos supermercados e lojas do centro comercial os clientes pegam os produtos para serem registrados direto no caixa.

Em todos os casos é responsabilidade do operador de caixa verificar se todos os produtos foram devidamente registrado.

FORMAS DE PAGAMENTO

Existem diversas formas de pagamentos, e a maioria dos estabelecimentos aceitam todos os tipos de pagamentos. As principais formas de pagamento são:
  • Dinheiro
  • Cartão de débito
  • Cartão de credito
  • Vales refeição e alimentação
  • Cheque

Como foi falado, é necessário ter muita atenção no momento do registro da compra e do recebimento do pagamento. Você deve tomar cuidado com notas falsificadas, caso você receba alguma nota falsa, será descontado na sua folha de pagamento.

Por isso é muito importante saber identificar quando a nota é verdadeira ou não. Existe no mercado canetas que testam se as notas são falsas, você poderia utilizar uma caneta desta no seu trabalho, para que na hora do movimento você não se engane e acabe aceitando alguma nota falsa.

Cartões de credito também têm riscos, pois as vezes não pertencem a pessoa que está realizando a compra, por isso é obrigatório pedir documento de identificação no ato do recebimento.

Outro fator importante que você deve prestar atenção é na hora de voltar o troco. Você deve digitar o valor dado pelo cliente no sistema de vendas. Ao digitar o valor recebido, o sistema informara o valor do troco. Sempre confira atentamente o valor a ser dado ao cliente. Caso você entregue dinheiro a mais, ao fazer o fechamento de caixa, o fiscal de caixa notará que os valores informados pelo sistema não está batendo com a quantia em caixa. Neste caso também será descontado na sua folha de pagamento.

FUNCIONAMENTO DO CAIXA

No inicio da jornada de trabalho, o operador fará a abertura do caixa. Para isso vai acessar o sistema do estabelecimento e inserir os dados de acesso. Antes de iniciar os atendimentos do dia, o operador confere o fundo de caixa ou troco inicial.

Em todo atendimento que fizer, o operador vai verificar a forma de pagamento, se dinheiro ou cartão. Quando for dinheiro, é só inserir o valor que o cliente está dando, e se for maior que o valor da compra e o sistema informa o troco a ser devolvido.

Quando for cartão, verificar se é de débito ou crédito. Com cartão de crédito é preciso apenas ter o cuidado de pedir o RG, mas apenas se for cartão sem chip, que precisa ser assinado, pois o cartão de chip vem protegido por senha, igual ao cartão de debito. Existem dois tipos de transações com cartão. Uma é em máquina de cartão conhecida como POS, que é bem comum em muitas lojas. A outra é em TEF (Transferência Eletrônica de Fundos), integrada com o sistema.

Vale lembrar que é sempre melhor conferir se o consumo do cliente está correto. Isso evitará estornos que prejudicam o fechamento do caixa. Na maioria dos casos e dos estabelecimentos, o gerente de loja pode resolver cancelamentos ou devoluções. Deve-se apenas tranquilizar o cliente tratando-o com atenção e rapidez.

No fim do expediente, o operador deve fazer a sangria, que é a retirada do dinheiro recebido ao longo do dia. Normalmente apenas as notas de menor valor são mantidas no fundo de caixa. Para saber se o caixa está “batendo”, é preciso conferir o fundo de caixa final e os comprovantes dos cartões, além de ter registrado as sangrias feitas. Feito isso, é só inserir no sistema essas informações. O sistema vai calcular todos os valores recebidos e subtrair do troco inicial, e isso gera o resultado do dia. É sempre bom conferir duas vezes para ter certeza que o dinheiro está certo. Feito isso, o local deve ser limpo e organizado.

CERTIFICADO

Olá amigo(a) chegamos ao final deste minicurso grátis, espero que você tenha gostado! Este curso grátis de operador de caixa, foi elaborado por uma profissional do ramo. Infelizmente não disponibilizamos um certificado de conclusão.

Mas se você gostaria de receber um certificado impresso em sua residência do curso de operador de caixa e ainda sair na frente de seus concorrentes no mercado de trabalho, conheça o curso de Operador de Caixa do site Cursos24horas. Este curso online tem carga horaria de 40 horas, e ensinara você as rotinas de trabalho, técnicas de atendimento, como abrir e fechar o caixa, entre outras atividades da função. Ao concluir o curso você recebera o certificado de conclusão em sua residência.

Destaque-se no mercado de trabalho agora! Acesse aqui para conhecer o curso de operador de caixa e obter mais informações.

Gostou do curso grátis?
Curta está página nas redes sociais.

Autora: Bianca Binotto

Sobre o Autor

Maicon Patrique é graduado em Ciência da Computação, atua como analista de suporte e marketing digital. Amante por blogs, é responsável pela administração do blog Encontre Cursos Online.

4 comentários:

  1. Muito obrigada pela dica, eu fiz o curso de operador de caixa, me ajudou bastante, já fiz 3 entrevistas de emprego para a vaga de operador de caixa.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela dica do curso, estou quase concluindo o curso de operador de caixa do cursos24horas. Quando eu fazer meu currículo eu tenho que informar que o curso é online?

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá fico feliz em poder ajudar! Não há necessidade de especificar que o curso é online, apenas o nome do curso e a carga horaria. Caso eles pedirem você leva o certificado original para comprovar que você fez o curso.

      Abraços

      Excluir